O governo de Luiz Inácio Lula da Silva decidiu bloquear a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) referentes à alfabetização de crianças no 2º ano do ensino fundamental, uma ação inédita na história da avaliação educacional no Brasil. O Ministério da Educação (MEC), chefiado por Camillo Santana (PT), determinou que esses dados não fossem divulgados ao público, gerando surpresa inclusive dentro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
A decisão de omitir os dados foi confirmada pelo presidente do Inep, Manuel Palácios, que comunicou, por meio de ofício que apenas os microdados referentes ao 5º e 9º anos e ao 3º ano do ensino médio seriam divulgados. Essa medida contraria os compromissos anteriores do MEC, que havia prometido tornar públicos todos os resultados da última edição do Saeb. A omissão dos dados de alfabetização do 2º ano do ensino fundamental tem gerado críticas e levantado questionamentos sobre a transparência do governo federal em relação às informações educacionais.

A ausência dos dados de alfabetização dificulta a avaliação do real desempenho das crianças no início da escolarização, um indicador crucial para o desenvolvimento das políticas educacionais. A medida vai de encontro aos compromissos de transparência e de melhoria da qualidade da educação no país, áreas nas quais o governo Lula havia se comprometido a atuar. Especialistas e servidores do Inep expressaram sua surpresa com a decisão e a falta de clareza sobre os motivos que levaram à ocultação desses resultados.
Com isso, o governo federal coloca em dúvida o seu compromisso com a abertura de dados educacionais, essencial para o monitoramento e a melhoria do ensino público no Brasil. O bloqueio dos dados de alfabetização evidencia um cenário de falta de transparência, o que pode prejudicar a análise crítica sobre as condições da educação básica no país.