Não é segredo para ninguém que a ética politica nunca foi um empecilho para o PT, suas lideranças e seus aliados tirarem proveito do poder que tem em suas mãos, mas a noticia que chocou muitos internautas nos últimos dias foi a que a ministra da cultura, e também sambista Margareth Menezes, durante suas “férias remuneradas” resolveu descumprir uma determinação feita em 2023 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP), quando ficou decidido que a ministra de Lula poderia continuar se apresentando como cantora, mas sem receber recursos públicos

As prefeituras de Salvador e de Fortaleza desembolsaram R$640.000 para contratar a ministra Margareth Menezes, para fazer shows nas respectivas cidades no Carnaval de 2025. O valor equivale a mais de um ano do salário bruto da ministra
Além dos shows pagos pela prefeitura, a ministra ainda participou de mais três apresentações custeadas pelo governo estadual da Bahia, cujos valores não foram divulgados. O que pode indicar que a ministra pode ter custado mais de R$1.000.000 aos cofres do poder publico, financiado é claro por nós, pagadores de impostos.
Entre os “contratantes” temos o governador Jerônimo Rodrigues(PT-BA) Evandro Leitão (PT-CE) e Bruno Reis (UNIÃO-BA). Dois integrantes do partido do presidente da republica, e outro do União Brasil, partido que faz parte da base do governo petista. Com isso fica no ar a possibilidade de estar ocorrendo um “toma lá, da cá” entre os políticos aliados do governo Lula, onde hoje Margareth Menezes está se “dando bem”, e amanhã quem sabe… eu não me chocaria com a verba enviada do ministério da cultura para esses municípios aumentando da noite pro dia.
Relacionados
Agora, uma ação popular foi protocolada na Vara Civil da Justiça Federal do Distrito Federal para tentar anular os contratos e exigir a devolução do montante. O processo, conduzido pelo advogado João Henrique Nascimento de Freitas, ex-conselheiro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP), contesta o repasse da verba para a “artista”
O presidente Lula não se manifestou sobre o assunto até agora…