Recentemente, o CEO do Roblox, Dave Baszucki, provocou um intenso debate entre os pais ao afirmar em uma entrevista exclusiva à BBC que “se você não se sente confortável, não deixe seus filhos jogarem Roblox”. Essa declaração levantou preocupações sobre a segurança na plataforma, especialmente em relação às crianças usuárias.
Baszucki destacou a seriedade com que a empresa leva a segurança dos usuários, mencionando que “dezenas de milhões” de pessoas têm experiências positivas na plataforma, que é a mais popular entre crianças de 8 a 12 anos no Reino Unido. No entanto, após a publicação de suas declarações, centenas de pessoas entraram em contato com a BBC, relatando tanto experiências positivas quanto negativas com a plataforma.
Muitos pais defenderam a ideia de que os responsáveis devem assumir mais responsabilidade pela segurança online de seus filhos e elogiaram o ambiente seguro e divertido do jogo para seus filhos. Por outro lado, outros pais descreveram situações preocupantes, incluindo relatos de aliciamento, vício e uma empresa que não responde adequadamente às denúncias.
Um exemplo trágico é o caso de Amir, de Leeds, que considerou as palavras de Baszucki “ridículas” e sentiu-se impotente para impedir que seu filho se tornasse viciado em Roblox. Já Sally, do norte da Escócia, relatou que sua filha de nove anos foi aliciada no Roblox, apesar de ter reportado o incidente à plataforma, não obtendo resposta, o que a deixou “furiosa”.
Sally questionou se a empresa estava fazendo o suficiente para proteger as crianças usuárias, afirmando que “isso é inaceitável para uma plataforma que é anunciada para crianças pequenas”. Ela defendeu que as empresas que criam plataformas devem ser responsabilizadas por quaisquer problemas com elas, em vez de simplesmente dizer aos usuários “se não quiser, não use”.
Baszucki, em sua entrevista à BBC, destacou a importância da construção de um “sistema de confiança e segurança” na Roblox desde seu lançamento. Ele afirmou que a empresa adota a postura de que qualquer incidente ruim é um de mais e que observa casos de bullying, assédio, filtrando esses tipos de situações e, se necessário, entrando em contato com as autoridades.
Além disso, Baszucki expressou confiança nas ferramentas de segurança do Roblox, mencionando que a empresa vai além para garantir a segurança de seus usuários. A Roblox também afirmou que analisa todas as comunicações entre os membros da plataforma, utilizando sistemas avançados de IA e outras tecnologias para isso, e que qualquer conteúdo sinalizado é enviado para investigação adicional.
No entanto, as preocupações sobre crianças serem expostas a conteúdo sexual no Roblox já foram levantadas anteriormente. Em novembro do ano passado, menores de 13 anos foram proibidos de enviar mensagens diretas e também de participar de “experiências de socialização”, que envolvem conversas entre os jogadores. Outros controles parentais também foram implementados.
Por outro lado, muitas pessoas também entraram em contato com a BBC para apoiar as declarações do CEO da Roblox. Kathryn Foley, por exemplo, destacou a “honestidade” de Baszucki e mencionou as conversas frequentes que tem com sua filha Helene, de nove anos, sobre a plataforma. Helene é uma grande fã do jogo de animais Adopt Me, que Kathryn considera um ambiente gentil e seguro para sua filha se divertir com as amigas.
Kirsty Solman também compartilhou uma experiência positiva com o Roblox, mencionando que seu filho Kyle, de 13 anos, que tem TDAH, autismo e ansiedade severa, consegue brincar com os colegas de classe na plataforma, o que alivia o estresse e a ansiedade e lhe permitiu formar um ótimo grupo de amigos. Ela destacou a importância de conversar com os filhos sobre segurança online e monitorar seus dispositivos diariamente.
Phil, de Londres, concorda que os pais precisam tomar a iniciativa quando se trata da proteção digital dos filhos, comentando que “há um perigo em achar que a internet é uma creche”. Essas perspectivas variadas refletem o debate complexo em torno da segurança e responsabilidade na plataforma Roblox, destacando a necessidade de um diálogo contínuo entre pais, crianças e a empresa para garantir um ambiente seguro e positivo para todos os usuários.